Páginas

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Gelo seco gera linhas misteriosas em dunas de Marte

 Imagens de “linhas” desenhadas nas dunas de Marte intrigam os cientistas há anos. Um novo estudo da Nasa, agência espacial americana, explica que esses sulcos de origem misteriosa até então se formam por causa de gelo seco, ou seja, dióxido de carbono (CO2) congelado.
Para desvendar as linhas na superfície do planeta vermelho, os cientistas se debruçaram sobre imagens geradas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO). O equipamento é responsável pelo reconhecimento da superfície marciana. Várias imagens mostram as marcas na superfície do planeta vermelho.

Depois, a equipe fez experimentos em dunas de areia em Utah, nos Estados Unidos. Blocos de gelo seco foram usados na experiência para ver o que acontecia. O dióxido de carbono congelado deslizou nas dunas mais íngremes e planas, deixando uma escultura superficial parecida com as vistas em Marte.
Diante dos resultados, os pesquisadores sugeriram que esses blocos de CO2 congelado deslizaram pelas dunas de areia em Marte. Esse processo é o responsável por criar longos sulcos no terreno.
As dunas de areia aparecem cobertas por camadas de CO2 congelado durante o inverno. Os sulcos lineares vistos pela sonda ficam em algumas destas dunas. Ao comparar imagens de diferentes períodos de estações climáticas em Marte, os cientistas da Nasa puderam determinaram que as ranhuras costumam se formar durante o começo da primavera.
Segundo a Nasa, os sulcos nas dunas de Marte parecem ter uma largura constante de alguns metros e as bordas elevadas. Esse é um dos maiores indícios de que as ranhuras foram causadas por CO2 congelado.
Os sulcos causados pelo fluxo de água na Terra, que causam erosão, apresentam acúmulo de detritos em seu final. O processo de formação das ranhuras em marte parece ser o contrário porque na maioria dos casos são vistos poços no fim dos sulcos. Além disso, o processo só aconteceria na Terra se alguém comprasse gelo seco, segundo a Nasa.
Veja abaixo um vídeo (em inglês) que mostra o experimento:
Fonte: INFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...